Mesmo com IOF de 6% você costuma utilizar o cartão de crédito em suas viagens pela conveniência e porque "o câmbio é comercial", certo? Não deveria!
Nos dias de hoje e, principalmente, depois que os bancos deixaram de ter o cartão pré-pago como forte concorrente (após o governo federal elevar a alíquota do mesmo de 0.38% para 6.38%), cartões de crédito não mais utilizam dólar comercial em suas faturas. Na verdade, nem antes faziam, mas a cotação era mais próxima disto. Porém, depois da mudança de IOF, gradativamente as administradoras foram elevando seus spreads. Alguns bancos praticam câmbio em linha com o de papel moeda (turismo), ou seja, fica ainda mais caro pois pelo menos com dinheiro você paga apenas 0.38%.
Quer uma ajuda para saber qual o % exato de lucro que seu banco aplica? Siga os seguintes passos:
1) Pegue sua última fatura,
2) Verifique a data,
3) Verifique o câmbio informado nas observações,
4) Informe nos comentários abaixo.
Nossa equipe vai verificar o histórico da cotação do Dólar e cruzar com seus dados, informando quanto você perde.
Por último e não menos importante: se você está utilizando seu cartão em um país com moeda estrangeira diferente do dólar e euro, tome cuidado: Provavelmente o valor da compra é primeiro convertido para a moeda norte-americana para depois ser transformado em reais, ou seja, você sobre câmbio duplicado. Péssimo negócio.
Se sua preferencia é pela segurança (Não carregar dinheiro), opte pelos cartões de débito Visa Travel Money ou Mastercard Cash Passport. Apesar de possuírem imposto igual, ainda vale a pena esta modalidade. O câmbio é fechado na moeda desejada e não há risco de oscilação entre a compra e a data da fatura. Lembre-se disso!
Att,
Gustavo Candiota
Diretor GC Prime