Depois de meses em queda, o consumo de brasileiros no exterior, segundo dados do Banco Central, voltou a subir. O aumento ainda é tímido: aproximadamente 3% de aumento em Agosto de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado, mas isto sinaliza uma mudança muito importante para o futuro do país.
Qual mudança? A de que mais brasileiros estão podendo passear em Miami?
Não! Uma mudança de comportamento.
Conforme informado ao jornal Zero Hora, que consultou nossa opinião nesta semana, acreditamos que dois são os motivos:
O mais óbvio: o dólar desvalorizou-se no período e...
O mais simbólico: com a mudança de governo, com a perspectiva de um novo momento para o Brasil, a expectativa e a esperança da população foram renovadas, pelo menos as da classe A e B.
Ter melhores perspectivas faz o passageiro gastar mais, ou até manter marcada uma viagem que estava por ser cancelada, mesmo que o dinheiro na poupança ainda seja o mesmo, ou menor. Por mais que a renda possa não ter aumentado, a esperança é renovada e a pessoa assume um risco que antes não estava fazendo, pois a cautela era o substantivo mais evidente em todos os que acompanharam o longo processo de impeachment.
E não pensem que isto significa terem começado a gastar mais somente no exterior. Se estão gastando mais lá fora, também estão aqui, o que reaquece a economia. Começando pelas agências de viagens e companhias aéreas.
Obrigado por acompanhar nosso blog.
Att
Gustavo Candiota
Diretor GC Prime