Qual o significado do termo "tempestade perfeita"? Segundo a Wikipedia, "A expressão 'tempestade perfeita' é um calque morfológico (do inglês perfect storm) que se refere à situação na qual um evento, em geral não favorável, é drasticamente agravado pela ocorrência de uma rara combinação de circunstâncias, transformando-se em um desastre.
Pois bem, amigos leitores. Quando ontem o Supremo Tribunal Federal decidiu por adiar a votação do Habeas Corpus de Lula, não foi apenas um simples adiamento de rotina. Foi dada uma sinalização ao mercado que a possibilidade do ex-presidente não ser preso existe, mesmo condenado em 2ª instância pelo TRF4. Com isso, eleva-se a chance dele concorrer às eleições em outubro de 2018. E concorrendo, eleva-se a chance de ser eleito. Se for eleito, os investidores - brasileiros e estrangeiros - reagirão muito mal. Isto combinado com outros eventos... devemos nos preparar para "a tempestade perfeita".
Mas por que pode acontecer? Quais outros fatores se somam para termos o fenômeno?
Na nossa visão, a fórmula explosiva será composta por:
Lula presidente;
Guerra comercial entre EUA x China (começou ontem);
Adiamento da reforma da previdência (sem previsão de ser retomada);
Forte crescimento da economia americana (já é uma realidade).
Para quem viaja ao exterior com frequência, sugerimos começar com as orações e, se possível, fazer hedge cambial (proteção). Se os 4 itens acima acontecerem, podemos ver o dólar voltar a operar com preço acima dos R$ 4,00 em 2019. Mas isto é apenas uma opinião pessoal deste que vos escreve. Podemos colocar por enquanto como uma APOSTA. Análises mais aprofundadas serão feitas ao longo dos próximos meses.
Tenham todos um bom fim de semana.
Att
Gustavo Candiota
Diretor GC Prime Câmbio Inteligente