Primeiro cenário: mala extraviada. Você chegou no destino, as sonhadas férias começaram. Falta só pegar a mala na esteira e ir pro hotel. Todas aquelas centenas de pessoas que aguardavam a bagagem começam a diminuir à sua volta. E vão diminuindo... diminuindo... até que, 30 minutos depois. Só sobrou você e "meia dúzia de gato pingado" com os piores semblantes possíveis. "Cadê minha mala?"
A mala não apareceu. O que fazer?
1) Mantenha a calma. Não fará bem se sentir um azarado e ficar em prantos quando o momento deve ser de alegria. Você não está sozinho! Segundo relatório anual da Sita, empresa especializada em tecnologia de aeroportos, mais de 20 milhões de malas são perdidas por ano no mundo. (Haja incompetência!) Mas faz parte! Quem sai na chuva é para se molhar. Para ter risco zero de extravio, somente não viajando!
2) Comunique imediatamente a central do seu seguro viagem (o amigo leitor emitiu um seguro, certo?) e compareça ao balcão mais próximo de reclamação. Faça o registro de ocorrência e aguarde contato da Companhia Aérea. A grande maioria dos itens perdidos são encontrados e enviados para seu hotel ou residência em até 3 dias. Se você entrou na estatística ao chegar em casa após a viagem, a situação é mais tranquila. Porém, se foi na chegada no exterior, contratempos ocorrerão. Será necessário comprar roupas e itens essenciais de maneira emergencial. Fique tranquilo, uma boa assistência também cobre este tipo de coisa.
Segundo cenário: Mala danificada!
Você chegou no destino ou em sua cidade natal, a mala veio, porem... destruída. O que fazer? Comunique a central de seu seguro viagem - caso sua apólice cubra este tipo de sinistro, pois não é comum - e no mesmo momento faça um registro da ocorrência no aeroporto. Somente com este comprovante você conseguirá ressarcimento. Seja da companhia aérea, seja da assistência particular contratada.
Relaxe! Aproveite a viagem! Mesmo sem mala. O que importa são os momentos, dinheiro, passaporte e máquina fotográfica. E estes itens você levou na bagagem de mão, junto com você. Ou não? Vixi....
Tenham todos um ótimo feriado e feliz páscoa!
Att
Gustavo Candiota
Diretor GC Prime Câmbio Inteligente