Preocupação para quem está com bilhete aéreo já emitido. Seus dólares ainda não foram comprados e você está cada dia mais apreensivo que a moeda segue em escalada nas últimas semanas. O que fazer?
A resposta para este tipo de pergunta costuma ser repetitiva aqui no Blog, mas a idéia é respondê-la sempre de acordo com o cenário do momento em que foi feito o questionamento. No caso, no momento em que este texto foi escrito, uma vez que muitas são as possibilidades e nunca se tem certeza absoluta sobre o futuro do câmbio.
Vamos então ao cenário atual da economia e depois ao cenário político em abril de 2018:
1) ECONOMIA
Taxa de juros selic no menos patamar em décadas (positivo);
Índices de inflação em baixas recordes (positivo);
Índice de desemprego alto e estável (negativo);
Investimento da industria estagnado (negativo);
Confiança dos empresários aumentando (positivo);
PIB Brasileiro em recuperação (positivo).
2) POLÍTICA
Tenso, com prisão de Lula e possíveis reviravoltas com manobras jurídicas (negativo);
Tenso, com ataques bélicos de Trump à Síria e ameaças à Russia (negativo);
Redução de tensão entre Coréia do Norte e países aliados (positivo).
Como é possível constatar rapidamente, existem fatores positivos e negativos acontecendo em ambas as esferas, com um pouco mais da metade positiva, pelo menos na nossa análise. Com base nisso, mesmo que de maneira bastante resumida e até superficial, podemos arriscar dizer que o ciclo de alta do câmbio em 2018 aqui no Brasil pode estar chegando ao fim, caso não tenhamos nenhuma surpresa catastrófica nos próximos meses. O Banco Central em seu relatório Focus segue estimando o dólar a 3.30 no final do ano, mas acreditamos em uma ligeira revisão para cima da autarquia na próxima semana. No momento em que este post está sendo escrito, a cotação comercial estava em: 3.411.
Tenham todos um bom fim de semana.
Att
Gustavo Candiota
Diretor GC Prime Câmbio Inteligente