Alívio no câmbio! Finalmente vimos na última semana o dólar encerrando o ciclo de valorização que está em curso desde o início de 2018. A moeda norte-americana subiu, em relação ao Real, 23% em 7 meses e agora parece estar interrompendo a tendência. Veja no gráfico.
Com isso, quem está com perspectivas de viagem não apenas comemora, mas também começa a nos questionar se há espaço para novas quedas. E a resposta é sim, pelo menos sob o espectro da análise técnica.
Observe no desenho acima que desde março até julho foi possível traçar claramente uma LTA (Linha de Tendência de Alta - cor verde) e concluir que esta direção foi abandonada nos últimos dias. Note: desde seu pico em final de junho o preço da moeda ja começava a cair em relação ao Real, mas somente no abandono de tendência que se consegue estimar, com um pouco mais de precisão, que um ciclo de desvalorização do câmbio foi iniciado.
Quanto tempo a queda vai durar? Não sabemos. Então vamos às possibilidades (chances, não certezas!):
Na nossa opinião, a queda do preço do dólar deve continuar se:
Guerra comercial EUA x Mundo for interrompida ou no mínimo adiada por Trump;
Aumentar as chances de candidato reformista vencer a disputa presidencial no Brasil. Ex: Alckmin ou Bolsonaro;
FED americano não aumentar o numero de elevações na taxa de juros dos EUA para 2018 (faltam duas);
Índice de desemprego no Brasil começar a melhorar, assim como as prévias de PIB.
Vale destacar que este segundo semestre será de bastante volatilidade por ser ano eleitoral o que torna as estimativas mais difíceis. Em certos momentos, tudo pode estar indo conforme a lógica e uma simples notícia ou boato muda completamente o cenário, as perspectivas, e inverte tendências. Principalmente em um país de economia frágil e situação política tensa como o Brasil. Ex: Se de um dia para o outro o ex-presidente Lula for solto e o TSE aceitar sua candidatura, isto pode decepcionar o mercado e disparar o câmbio. Improvável, mas não impossível.
Att
Gustavo Candiota
Diretor GC Prime Câmbio Inteligente