Sim amigo viajante, aquele tempo que "você era feliz e não sabia" está distante. Cada vez mais. E por um motivo bem simples de explicar: o Real está enfraquecendo ao longo do tempo uma vez que os investidores, principalmente estrangeiros, estão enxergando o Brasil como um país cada vez mais endividado nas contas públicas. Ou seja, um lugar de alto risco para investir. E sem capital por aqui, o câmbio sobe.
A recente sanção do presidente Temer no ajuste dos ministros do STF é mais uma má notícia para quem está na torcida por um câmbio mais baixo. Isto provoca aumento do teto de salários do setor público e um reajuste em cascata para milhares de servidores. Estima-se um rombo adicional de R$ 5 bilhões por ano. Como as agências de rating internacional vão melhorar nossa avaliação assim? Bem difícil. E sem uma melhora em nosso grau, reduz-se a chance de capital estrangeiro voltar ao Brasil, o que melhoraria o preço do dólar para nós.
Mas não perca as esperanças amigo leitor. Acenda uma vela e comece suas orações para que as possibilidades abaixo se tornem realidade, na ordem:
Reforma da Previdência aprovada;
Reforma tributária aprovada;
PIB do 4º trim. de 2018 surpreendendo analistas (positivamente);
Fim da guerra comercial EUA x China;
Mudança na política monetária do FED Americano;
Bolsonaro empossado e cumprindo promessas de campanha;
Ainda que vários dos itens acima aconteçam em 2019, acreditamos que a chance de vermos o dólar perto de R$ 3,00 é muito pequena no curto e médio prazos. Contudo, quando estamos falando de Brasil, nada surpreende. No entanto, vemos que somente com uma reforma da previdência rigorosa passando pelo congresso o câmbio poderia depreciar com força, de maneira não especulativa, encontrando um novo ponto de equilíbrio (preço justo).
Portanto: se você está sem condições de viajar com a moeda norte-americana no patamar de 4 reais, comece a ir na igreja todos os domingos, ou troque seu destino internacional pelo nordeste. Ou Serra Gaúcha. #ficaadica
Tenham todos uma ótima semana
Att
Gustavo Candiota
Diretor GC Prime Câmbio Inteligente