top of page
Foto do escritorGustavo Candiota

O momento é bom mas tenha cautela com o dólar! Entenda.


Já falamos em posts anteriores e em boletins para assinantes: o momento é favorável no câmbio. Baixa volatilidade, dólar comercial em um patamar relativamente justo (entre 3.70 e 3.80), perspectivas positivas para reforma da previdência e por consequência previsão para o PIB 2019 finalmente melhorando. Inflação abaixo da meta, índice de desemprego começando a dar sinais de queda. Somado a tudo isso, uma expectativa de corte na taxa de juros Selic na próxima reunião do Copom, algo que não acontece desde março de 2018.

Parece óbvio que tudo indica novas quedas para o câmbio, agora que a economia brasileira tende a crescer e, assim, fortalecer o Real, certo? Talvez. Mas certo mesmo nessa vida só a morte e os impostos. Principalmente se falamos de Brasil.

dolar cuidado cautela

Lembre-se de algo que, também, com frequência, já alertamos no Blog: tenha cautela e proteja-se de surpresas no câmbio. São anos de experiência e sabemos que o sentimento mais comum é comemorar que o dólar caiu bastante, no entanto, logo em seguida o desejo é quase sempre por "esperar pra ver se cai mais um pouco". Fique satisfeito com as quedas recentes e já inicie um preço médio, se sua viagem está próxima. E se não está também. Sempre existe a chance de uma surpresa desagradável e tudo que parece provável, deixar de ser. Ex: é quase certo que teremos reforma da previdência. Falta votação em segundo turno na câmara + votações no Senado. Porém, só o fato de Jair Bolsonaro ter feito declarações fortes e polêmicas sobre o falecido pai do presidente da OAB, já existem analistas acreditando que "isso pode prejudicar os votos no congresso". Já imaginou a intensidade da tragédia se muitos deputados mudam seus votos nas próximas etapas?

Por outro lado, se sua ideia é apenas fazer torcida e figa para novas quedas, orar para todos os santos e fazer promessas, tudo bem. Fique a vontade. Mas saiba que a frustração pode ser grande depois. Pode dar sorte e, sim, cair mais? Pode, mas o risco que se corre é maior. Não corra tantos riscos se você mora em um dos países mais arriscados do mundo.

Fica nossa sugestão! E boa semana.

Att

Gustavo Candiota

Diretor GC Prime Câmbio Inteligente

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Inscreva-se no Canal YouTube da Câmbio Inteligente
bottom of page