Um recado para você que realiza remessas internacionais com frequência, seja por morar no exterior e trazer dinheiro aplicado no Brasil. Seja por morar no Brasil e precisar enviar para seus filhos lá fora; ou enviar para sua própria conta bancária estrangeira. Preste atenção no próximo parágrafo.
Você pode estar pagando uma taxa de câmbio mais alta, achando que está pagando a mais baixa. Sim, é possível que isso esteja acontecendo.
Vou explicar porque.
Como todos os leitores sabem, vivemos no país com a legislação tributária mais complexa e maluca do planeta. Temos alíquotas diferentes para a mesma coisa, ou ocorrem alterações na legislação com - muita - frequência. O governo eleva, depois volta atrás, depois edita uma MP válida por x anos que expira, dai aumenta. Depois alteram. Ou não. Todas essas coisas confundem o contribuinte e até contadores, especialistas, todos.
Nas remessas internacionais não é diferente.
Depois de diversas mudanças no setor de câmbio nos últimos anos, ocorre que hoje temos duas alíquotas de IOF diferentes para operações muito parecidas.
Se você precisa enviar dinheiro entre contas de mesma titularidade: 1.10%
Se você precisa enviar dinheiro para um terceiro: 0.38%
Ok, mas o que isto tem a ver com o título do post? Tudo! Portanto, queremos convidá-lo a assistir o breve vídeo abaixo. Será mais fácil de explicar. Assista atentamente!
Fique atento às pegadinhas. Elas estão por tudo e onde menos se imagina. Em taxas de câmbio então, nem se fala. Mesmo em sites que fazem da transparência e melhor preço seu chamariz.
Boa semana a todos!
Gustavo Candiota
Formado em Administração de Empresas pela PUCRS
Diretor da GC Prime Câmbio Inteligente
Executivo do mercado financeiro e assessor de câmbio
Certificado AAI Ancord em 2010 e PQO Bovespa em 2012
CE Intr. Wall Street no New York Institute of Finance e Criador do Blog do Câmbio
Bom dia! neste video as cotacoes que voce mostra sao diferentes uma é 6,0243€ e a outra é 6,0196 €